fbpx

Catarina Náutica

Quem tem barco já sabe que manter as manutenções em dia e seguir todos os cuidados para navegar seguro, é fundamental. Mas, quando o barco está parado, alguns detalhes fazem a diferença para manter ele em segurança, um destes acessórios de segurança, são as defensas náuticas para embarcações.

As defensas são peças colocadas ao longo das embarcações para proteger de atritos, em casos de encostar em outros barcos ou no próprio cais.

Quando as lanchas, barcos ou veleiros estão na água, eles acabam acompanhando a ondulação e, por menor que ela seja, corre o risco de encostar umas nas outras – o que causa arranhões, amassados e descascamentos.

A principal função das defensas é justamente amortecer esse impacto. No mercado, existem diversos modelos de defensas e elas devem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada barco.

As defensas náuticas para embarcações precisam ser trocadas quando apresentam rachaduras ou estão quebradas. É muito importante manter elas sempre limpas, pois a sujeira pode arranhar o barco. Por esse motivo, recomendamos sempre o uso das capas para defensas, além de proteger de arranhões elas dão charme e preservam a estrutura da defensa.

Vale destacar também que quando for sair para navegar, é fundamental recolher as defensas para que não se percam ou que fiquem “roçando” no barco com a navegação.

Como escolher a defensa náutica ideal para seu barco

Na hora de escolher a defensa ideal para o seu barco, deve-se o tamanho, a quantidade e os tipos de defensas que serão utilizadas. Por este motivo, é fundamental saber quais são as dimensões da embarcação, o tipo do porto, sua localização e se existe um rebocador para guiar o barco enquanto atraca.

A referência geralmente utilizada é a de no mínimo duas defensas com o tamanho adequado para um barco acima de 30 pés. Uma deve ser colocada na parte mais larga da lancha, a segunda no meio (entre a primeira defensa e a popa do barco), e a terceira entre a primeira e a proa. Quanto maior for a embarcação, mais peças serão necessárias.

Conheça os modelos de defensas náuticas

Um dos modelos mais utilizados é a cilíndrica, ela atende todos os tipos de embarcações e têm um custo de manutenção baixo.

O formato boia normalmente é utilizada em barcos de mais de 30 pés, pois pelo formato redondo ajuda a criar um espaço de proteção maior entre dois barcos madrinhados. Também é muito utilizada como uma boia de marcação de poitas e afins.