fbpx

Catarina Náutica

Um belo passeio de barco, lancha ou iate precisa seguir algumas normas, muitas delas regidas pela Marinha do Brasil. E se você quer mais segurança na hora de navegar, saiba que os sinalizadores são um equipamento obrigatório de segurança nos barcos, com um histórico de várias vidas salvas.

Também conhecidos por artefatos pirotécnicos, os equipamentos de segurança funcionam para ajudar no caso de uma emergência, como a necessidade de um resgate, servindo como localizadores de embarcações em alto mar.

O número de sinalizadores que toda embarcação deve conter, varia de acordo com o tipo de navegação se oceânica – navegação em mar aberto – ou costeira – até 20 milhas da costa -, por exemplo, abaixo falaremos mais sobre isso.

Principal fabricante de sinalizadores e material pirotécnico do Brasil, a Índios, representada na região Sul do país pela Catarina Náutica,  é hoje uma das marcas mais renomadas no segmento. Os sinalizadores produzidos pela marca não usam pólvora como fogos de artifício, mas um composto químico que, ao ser acionado, entra em combustão.

Isto faz soltar um pequeno paraquedas, com luz incandescente, ou um facho de luz intensa ou uma coluna de fumaça colorida na água, sem causar explosão.

Mesmo se o barco contar com GPS, Epirb, rádio VHF e celular os sinalizadores ainda são “úteis” porque eles não dependem de nenhuma energia para funcionar.

Conheça os diferentes tipos de sinalizadores náuticos

Sinal Fumígeno Flutuante Laranja

Esse acessório é utilizado para sinalizações durante o dia. Pode ser avistado até 1 milha de distância. Seu uso é normalmente recomendado em casos de homem ao mar, abandono de embarcação, por exemplo, ao todo são 3 minutos de fumaça ativa.

Facho Manual de Luz Vermelha

Dispositivo para usar a noite, com duração de 60 segundos, para visualização a uma distância média de 5 milhas.

Foguete Manual Estrela Vermelha com Paraquedas

Atinge a altitude de 500 metros e pode ser visto até 40 milhas. O tempo de duração é 40 segundos. Ideal para ser usado durante a noite.

Segundo a Norman-03, para área interior somente os barcos com mais de 24m que precisam ter um facho de luz vermelha.

Importante

Esteja sempre atento ao prazo de validade dos sinalizadores. Leia sempre as instruções antes de ter que utilizar de fato os acessórios, em caso de emergência será impossível ler as informações antes de utilizar.

Entre as exigências na navegação costeira é necessário ter dentro da embarcação dois de cada acessório pirotécnico mencionado acima.

No caso da navegação oceânica, a norma exige que estejam a bordo quatro sinalizadores de cada tipo mencionado acima.

Assista ao vídeo completo e confira as instruções de uso de cada sinalizador feito pela Associação Náutica de Itajaí (ANI).