Chegada a época de manutenção de embarcações, ao erguer o barco é muito comum surgirem incrustações, osmeses, desplacamento de tintas, entre outros problemas. Separamos hoje alguns dos problemas mais comuns que ocorrem no casco das embarcações e quais os reparos e produtos corretos devem ser utilizados.
A osmose e as bolhas são um dos problemas mais comuns, e normalmente ocorrem em barcos de fibra. Pra tratar este problema, nós da Catarina Náutica recomendamos primeiro fazer a remoção da camada com uma lixa grossa, até fazer a cavidade de toda a bolha que foi formada. O segundo passo é utilizar as resinas da Tubolit anti osmose, que são fornecidas nas cores verde, amarela e vermelha, justamente para dar o contraste em cada reparo feito. Depois da cavidade preenchida pode ser aplicado novamente o Galverette, o Epa Marítimo e o antiincrustante no casco do barco.
Outro problema muito comum é o desplacamento da tinta antiga, este é mas um problema onde deve-se remover toda camada por meio do lixamento, fazer a descontaminação da área, na sequência aplicar os primers e por fim o antiincrustante novo.
Amassados, batidas e rachaduras também são problemas comuns quando ergue-se o barco para manutenção. Para este tipo de problema nós da Catrina Náutica sempre indicamos a massa de aparelhar Scuna, da Tubolit. Ela e fornecida me galões, sempre com componente A e B, onde se faz a junção de uma com a outra, para se obter uma massa epóxi espessa bem ura, que poderá ser utilizada para os reparos.
Lembre-se sempre de contratar profissionais qualificados e de confiança para realizar essas manutenções no seu barco. Um reparo mal feito pode acarretar prejuízos e triplicar o custo da sua manutenção.