Ter um barco é uma grande excitação e motivo de orgulho. Cuidar do barco, polindo, mantendo-o limpo e bem conservado, protege o investimento e aumenta ainda mais o prazer de navegar. Um dos itens mais importantes para proteger um barco é através do uso das defensas. Muitas vezes pouco valorizadas, uma defensa tem papel fundamental para a proteção do barco quando atracado seja a outros barcos, seja em piers e cais. É preciso fazer a escolha certa pensando que esse acessório vai proteger seu bem sempre valioso.
Em primeiro plano, é preciso considerar o tamanho do barco, bem como o desempenho ou aplicação das diferentes formas de defensas para selecionar o melhor tipo.
O conceito básico das defensas é proteger o costado (laterais) dos barcos nas atracações contra piers ou mesmo junto a outros barcos, evitando que o movimento de vai e vem das águas, das ondas, façam o barco se chocar contra algo rigido. Apesar dos diferentes formatos, todas elas funcionam como uma espécie de amortecedor dos choques entre o barco e o pier ou o outro barco. Em sua grande maioria são feitas de PVC com proteção UV e são infláveis, existindo algumas versões com preenchimento em espuma sólida que não enxarca. Aqui na Catarina Náutica temos também capas que protegem suas defensas, vale a pena conferir
A escolha implica na análise de três fatores principais: o tamanho da defensa, a quantidade de defensas que irá utilizar, e o tipo de defensa. O ponto de fixação, apesar de menos relevante também poderá influenciar na escolha do tipo de defensa.
Como regra geral, Uma defensa para cada 10 pés de barco é uma boa referencia, mas considere um mínimo de três para cada barco acima de 20 pés, sendo que uma deve ser colocada na parte de maior boca (mais larga) do barco. A segunda, no meio do caminho entre a primeira e a popa do barco, e a terceira entre a primeira e a proa. Obviamente, quanto maior o barco mais defensas serão necessárias, considerando em média 1 a cada 8/10 pés de embarcação.
Existem dois modelos facilmente encontrados no mercado nacional. Defensas Cilíndricas (ou salsicha): As mais comuns em embarcações de esporte e lazer. Possuem um olhal em cada extremidade para amarração adequada, e isto significa que eles podem ser usadas na posição vertical ou horizontal. Tem boa relação proteção x tamanho, já que o espaço em barcos de lazer geralmente são limitados. Seu formato cilíndrico e comprido além de eficiente, ajuda na hora de guardar as defensas dentro do barco. E as defensas redondas: Oferecem o maior grau de proteção por causa da distância que eles criam entre o barco e o cais (ou outro barco). Têm apenas um ponto de amarração em uma única extremidade, o que a limita a uma posição. Para barcos maiores proporcionam excelente proteção, especialmente quando atracado a outros barcos. A grande desvantagem deste tipo de defensa é que, devido à sua forma redonda elas exigem muito mais espaço para armazená-los de forma segura, o que as tornam mais comuns apenas em barcos a partir de 60 pés.
O Tamanho da Defensa: o fator mais importante na escolha de uma defensa é o seu tamanho. Deve ser analisado o comprimento, claro, mas ainda mais importante, é o diâmetro da defensa. Se escolhido um tamanho muito pequeno podem não ser capazes de absorver a quantidade necessária de força (peso) do barco contra o cais ou o outro barco. Lembre-se uma defensa é inflável, e ao ser comprimida, tende a diminuir seu tamanho. Se for muito comprimida, pode permitir o choque do casco, e isto pode causar danos significativos para o barco que na melhor das hipóteses sofre riscos e na pior das hipóteses poderia exigir uma manutenção de fibra para manter a navegabilidade do barco.
A altura (comprimento) da defensa deve considerar cerca de metade da altura do costado do seu barco, considerando a linha d´agua até o deck. O diametro (largura/espessura) pode ser de certa forma relacionado ao tamanho médio da embarcação, se pensarmos em barcos padrão lanchas ou veleiros. Se voce tem um barco com características muito especiais (muito mais leve ou muito mais pesado) talvez tenha que analisar um pouco mais para determinar a defensa ideal.
Considerando as defensas cilíndricas como as mais comuns para barcos de esporte e lazer nacional, de acordo com os principais fabricantes de defensas temos a seguinte relação como regra geral:
Tamanho do Barco Diâmetro da Defensa
até 20 pés 14/17 cm
20 até 27 pés 17/20 cm
28 até 39 pés 20/22 cm
40 até 50 pés 26/30 cm
Acima de 50 pés 30/32 cm
Fixando ou pendurando a defensa:
As defensas precisam de ajustes
frequentes na sua posição em relação ao local (contra o que) você está
atracado posicionando a defensa na altura de maior probabilidade de
choque. Se seu barco é grande e esta atracado contra um barco pequeno,
talvez deverá deixar a defensa mais baixa que o normal. Se você está
contra um pier muito alto, a posição ideal pode ser mais para cima. Um
cabo torcido de 6 ou 8 mm de bitola e com extensão de 1 a 2 metros é o
ideal para ser usado.Você também pode ter ao longo da embarcação os
chamados porta defensas ou suporte de defensas, que tem uma parte fixada
em locais estratégicos (mais usados) do barco e a outra parte já
amarrado ao cabo da defensa. Assim, a operação de por e tirar as
defensas fica muito rápida e prática. Existem diversos tipos de porta
defensas.
Navegando com as defensas:
Um bom comandante jamais navegará sem recolher as defensas. As defensas penduradas do lado de fora da embarcação sofrem contantes pancadas dos splash de água e isso pode trazer algumas consequencias para o próprio barco e para terceiros, além de o mais provável, a perda do acessório. Uma defensa sofrendo pressão da água pode arrancar o guarda mancebo, o suporte da defensa, além de marcar o casco devido a violência dos choques.
Em resumo, escolher uma defensa, exige uma análise prévia do design da embarcação. O diâmetro dela é uma referência, mas em barcos com costado muito alto, talvez seja necessário uma defensa mais comprida. Barcos muito bojudos (tipicamente veleiros) podem se adaptar melhor com defensas redondas. Analise bem o costado do seu barco, tire algumas medidas e adquira as suas aqui na Catarina Náutica com a certeza de fazer o melhor investimento para garantir a preservação do principal patrimônio, o seu barco!
Fonte: Texto adaptado de Portal Náutico