fbpx

Catarina Náutica

Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, temos a época perfeita para você realizar aquela manutenção ou dar aquele upgrade na sua embarcação. Os meses de maio a outubro costumam ser os melhores períodos para fazer aquela reforma, manutenção ou construção de barcos, iates, lanchas.

De acordo com o diretor da Catarina Náutica, Roberto Deschamps serviços como pintura, reparos, troca de vedação do barco e manutenção de madeira, são os mais procurados nesta época. 

Para estes serviços, um dos produtos que não pode faltar são as resinas. A resina epóxi é mais utilizada na fabricação e reforma de barcos devido a suas excelentes qualidades mecânicas, a sua estabilidade química, e a sua ótima adesão a diversos materiais, como metais e madeira. É o material mais apropriado para colar peças de madeira em um barco, além de ter ação suscetível à osmose .

“Partes do barco que possuem madeira como guarda mancebo, corrimão, áreas externas ou detalhes de popa e proa precisam de proteção. A Catarina Náutica sempre sugere impregnar a madeira com resina epóxi e depois finalizar o trabalho com verniz PU”, explica Roberto.

Resina epóxi: dicas de como aplicar | Yacht Design

Abaixo separamos algumas opções de resinas para madeira:

Resina Epoxi 5100

Ideal para colagem de partes de fibra de vidro, kevlar, fibra de carbono e da madeira, por exemplo, em substituição a fixação com parafusos. Indicada para reparos na parte INTERNA da embarcação na construção de anteparas, camarotes, colagem de compensado naval.

É uma resina epóxi bicomponente de baixa viscosidade e sem solvente, com potlife de 12 minutos. É recomendável que a junta colada não sofra tensões por pelo menos 24 horas, para que se tenha um resultado final perfeito. O produto desenvolve uma resistência progressiva, até atingir seu grau máximo 7 dias depois de seu endurecimento inicial.

Adesivo Impregnante Scuna Resina Epóxi 5100 5kg Tubolit

Resina Epoxi 9100

Resina viscosa de 2 componentes de secagem lenta. Potlife da mistura é de 60min, ou seja, após misturar o componente A + B, você tem 60 minutos para impregnar e laminar a madeira. Recomendamos a aplicação de 2 à 3 demãos devido a absorção da madeira. Com isso, você terá uma madeira impregnada e laminada, totalmente impermeável. Você pode ainda utilizar tecido de fibra de vidro junto com a resina para dar estrutura e sustentação às partes de madeira.

Scuna Resina Epóxi de Baixa Viscosidade 9100 4kg Tubolit

Dica da Catarina Náutica

Ambas as resinas não possuem proteção UV, por isso, logo após a aplicação é preciso envernizar. Como todo produto epóxi, não recomendamos que fique exposto ao sol e intempéries. Por isso, envernizar a madeira das partes do barco não só deixa um bom aspecto estético como também fornece proteção à resina epóxi anterior.

Veja abaixo opções de vernizes PU que recomendamos:

– Verniz Perfection da International

– Verniz Classic da Sikkens

– Verniz BT302 da Sikkens

A Catarina Náutica fornece consultoria técnica especializada para indicar os produtos adequados para cada tipo de colagem ou vedação. Converse com a nossa equipe.

Veja o vídeo completo sobre a Resina Epóxi 5100

Os segredos na aplicação da Resina Epóxi 5100 – YouTube