O escritório SOM divulgou sua proposta para o primeiro eco-parque flutuante do mundo, que será construído ao longo do Rio Chicago. Intitulado Wild Mile Chicago, o projeto tem uma milha de extensão (cerca de 1,6 quilômetro) e está sendo desenvolvido em conjunto com órgãos do governo e incorporadoras privadas. O parque contará com a inclusão de animais silvestres e terá programas recreativas e educacionais.
A intenção do The Wild Mile é cultivar um habitat natural no sistema de canais de Chicago, fazendo uso das paredes dos canais pré-existentes como apoio para zonas úmidas e habitats aquáticos. Ao mesmo tempo, o projeto também oferece um ambiente singular para a prática de remo em canoas e caiaques. Fruto de uma colaboração entre a Urban Rivers, o SOM, a Cidade de Chicago e outras instituições, o parque flutuante se tornará também o habitat para um grupo diversificado de espécies polinizadoras.
A ideia do parque flutuante foi incluída pela primeira vez no North Branch Framework Plan da cidade, aprovado pela Comissão do Plano de Chicago. Hoje, um grupo de cidadãos voluntários ajuda a catalogar as plantas, animais silvestres e insetos polinizadores presentes no local onde o parque será construído. Os dados são carregados em um aplicativo desenvolvido para o projeto. A maior parte do projeto tem conclusão prevista para meados de 2020.
Fonte: https://www.nautica.com.br/primeiro-eco-parque-flutuante-do-mundo-sera-construido-em-chicago/?doing_wp_cron=1554941070.2335989475250244140625