O veleiro Aysso atracou com sua réplica na Catarina Náutica e permanece até o final do ano no shopping náutico, em Itajaí. A embarcação original é uma das mais emblemáticas peças náuticas do país e fez parte das duas primeiras circum-navegações da Família Schurmann, primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro e a repetir a façanha, até o momento, por mais duas vezes – marca que deverá ser superada em breve, quando concluir a quarta expedição mundial em andamento.
A amostra em exposição visa destacar toda a estrutura da embarcação que foi reformada, utilizando os produtos da Tubolit e da Catarina Náutica. Para a reforma do casco foram utilizadas a massa de aparelhar Scuna, da Tubolit, a qual também foi utilizada no veleiro Kat, também pertencente à Família e que, neste momento, navega pelos mares do mundo com a atual expedição, Voice of the Oceans.
“Com o veleiro Kat navegamos mais de 50 mil milhas. Na Antártica ou nos trópicos, não tivemos nenhum defeito no casco. Pelo contrário! Ficou perfeito. Eu sempre tinha uma desconfiança. Colocar uma massa em cima do aço… será que vai funcionar? Funcionou e é um espetáculo!”, destaca o capitão Vilfredo Schurmann.
A massa de aparelhar tem como função proteger o casco das embarcações e favorecer a navegabilidade. A necessidade de desenvolver os produtos com total durabilidade e eficácia, de uma marca nacional, fez com que a Tubolit se especializasse e trouxesse para o mercado produtos que passam por embasamento técnico e de usabilidade.
“Foram muitos testes antes de trazer o produto de fato para o mercado. A preocupação da Tubolit é justamente em trazer produtos que funcionem e que, de fato, atendam a todos os requisitos de navegabilidade”, afirma o Diretor da Tubolit, Leonardo Sadcovitz.
A MEP 301 é um dos produtos essenciais para velejadores e faz parte do kit de sobrevivência em alto mar. Os produtos da Tubolit são vendidos com exclusividade em Santa Catarina, pela Catarina Náutica.
“Já são 10 anos de empresa e mais de 35 anos de experiência em produtos náuticos, histórico que vem desde a fundação da nossa empresa, com meu pai Roberto. Receber o veleiro Aysso em nossa loja é uma grande honra, ainda mais em saber que contribuímos de alguma forma para que essas histórias pudessem ser contadas hoje. Participamos de vários processos de industrialização de produtos, isso porque conseguimos identificar na prática as necessidade dos velejadores. Com isso, conseguimos trazer para o mercado produtos com qualidade para manutenção e construção de barcos”, destaca o diretor da Catarina Náutica, Roberto Deshamps.
História
A Família Schurmann vem escrevendo há quase 40 anos uma história de como sonhos podem se tornar realidade se houver vontade, coragem e planejamento. Primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo de veleiro, os Schurmann já cruzaram os 3 oceanos e 7 continentes do planeta em suas aventuras pelos mares, que começaram em 1984, quando deixaram a segurança da vida em terra firme em busca de um sonho vivido em família.
Aysso, cujo nome significa “forte, corajoso”, foi adquirido pela família em 1986, possui 55 pés e pesa 25 toneladas, tem quatro cabines e já participou das duas primeiras expedições mundiais: 10 Anos no Mar e Magalhães Global Adventure.
Em 2010, o veleiro Aysso mostrou o quanto é forte ao ser levado por um ciclone extratropical para as areias de uma praia em Florianópolis. Tem muita história pairando pelo ar na Catarina Náutica, venha conferir.
Para acompanhar a atual expedição da Família Schurmann, Voice of the Oceans, em defesa dos oceanos do planeta, basta acessar os canais oficiais, entre eles, o perfil @vozdosoceanos no Instagram.